sábado, 17 de maio de 2008

la casa azul - la revolución sexual.

Decidi fazer um faixa-a-faixa de vez em quando. Será uma sessão do blog. Já que o meu é de variedades... uh uh há, é Fantástico!
E o cd eleito dessa vez é o "La Revolución Sexual" do grupo de electropop espanhol La Casa Azul. Afinal, quero poder rever daqui uns anos o que eu achei sobre o CD e ao mesmo tempo indicar a todos aqueles brasileiros que têm preconceito com músicas cantadas em castelhano.
Pra contar um pouco sobre a banda, ela é totalmente procuzida, escrita e cantada pelo multi-artista Guille Milkyway e numa viagem a lá Gorillaz, ele contratou 5 jovenzinhos para fingir que estão tocando em todas as apresentações e clipes (diz que é porque ele é tímido, vai saber).
Lá vai:

LA NUEVA YMA SUMAC - Como eu disse no review da Madonna, o cd começa com barulhinhos de videogame. Todo um esquema lúdico que mostra tudo o que o álbum é. Guille pede para superar as 5 oitavas que a cantora peruana Yma Sumac e diz que com 6 será o recordista. Com uma letra otimista, dá o ponta-pé para um disco sem nenhuma balada e feito totalmente pras pistas. 4 estrelas.

LA REVOLUCIÓN SEXUAL - Estava eu no Elástico, indo embora quando começou a tocar a batida dessa música e eu fiquei desesperado querendo saber quem era. Perguntei pra um gordinho que cantava a letra e ele o nome da banda. Procurei no YouTube e foi amor a primeira vista. Um dos presentes que essa balada me deu. Uma melodia involvente, palavras empolgantes, mistura de inglês, espanhol e japonês... e o recurso que me encanta: fazer a canção ficar calma pra voltar com o refrão a todo gás. Todas os clubs e discos modernas de Madrid tocam "A Revolução Sexual" e imagino que em toda Espanha. E sempre, a pista não pára de se mover e o refrão é entoado por todos. Já é um clássico. 5 estrelas.

PREFIERO NO - O ritmo vindo da música anterior continua. Talvez, até agita mais. A letra fala de suas não preferências em questão a pessoa a quem canta. Uma mistura de cores e gostos. 4 estrelas.

EL MOMENTO MÁS FELIZ - Cai um pouco a qualidade do disco na quarta música. A letra é fraca ("o momento mais feliz é quando em uma terça-feira há Champions [League] e o Deco joga e dá um carrinho em Mourinho na semifinal"). Ahn?! 2 estrelas.

MIS NOSTALGICAS MANIAS - Aqui volta as onomatopéias de brinquedos eletrônicos e cai muito bem nessa canção. Afinal, ele canta sobre as suas idiossincrasias que lhe dão saudades. 3 estrelas.

NO MÁS MYOLASTAN - "Hoje começa minha nova vida, vou mudar o final, aprender a voar". Uma letra bem inspirada. Porém o instrumental deixa um pouco a desejar não apresentando nada de novo. 2 estrelas.

LA GRAN MENTIRA - Essa é uma das que eu menos ouvi de todo o cd. Músicas com "Xá la la" eu tenho certo preconceito. E lembro de uma vez que tava tocando em casa e meu companheiro de apê ouviu e falou: "que merda é essa?" E realmente, ouvi com atenção depois e não há nada que eu goste. 1 estrela.

CHICOS MALOS - Diz um amigo do curso que a cantora Monica Naranjo (eu nunca ouvi falar), tem uma música que chama "Chicas Malas", imagino que essa seja uma homenagem. Eu nunca ouvi a canção da espanhola, porém essa é uma das minhas preferidas do disco de Guille. Uma letra melancólica sobre uma relação acabada e que a outra pessoa não o quer mais. Mas há um final otimista, que ele diz que agora ele vai pra balada, se joga na pista e todo mundo fica hipnotizado. 4 estrelas.

UNA COSA O DOS - Eu creio que ele usou crianças pra fazer a contagem no refrão, mas isso não influi e nem deixa a música chata. Aqui já começa o meu gostar da voz de Guille (mas falo sobre isso em outra). 3 estrelas.

MUCHO MÁS DE LO NORMAL - Se não fosse pelo início, eu gostaria mais. E até agora, o ritmo só abaixou em "El Momento Más Feliz". E aqui continua toda as batidas que o disco está feito e o cantor pede para todos irem bailar. 3 estrelas.

ESTA NOCHE SÓLO CANTAN PARA MI - Esta foi a música do meu aniversário, apesar de ser uma homenagem a muitas cantoras da Espanha. Ele diz que todas elas cantam para ele nesta noite. Aqui é onde a melodia e as letras mais se encaixam, e a voz de Guille Milkyway está tão inspirada. O que me faz gostar tanto. Há algo nela que me invade. Não sei explicar. "Assim é minha vida hoje por hoje, quase quase o melhor, mas sempre é quase quase, nunca chega ao melhor". Tem alguma coisa nessa música que me faz mais forte. 5 estrelas.

TRIPLE SALTO MORTAL - Durante toda esta, tem uma frase cantada por uma mulher que eu nunca soube qual é. Procurei no Google, em sites de letras e ninguém nunca me respondeu. Vai saber que língua está. Enfim, há um efeito de noise na voz do cantor, o que deixa o charme do castelhano mais forte. Um twist mais rápido no refrão e volta pra tal mina cantando. 4 estrelas.

UN MUNDO MEJOR - Quase instrumental. Me soa como aquela música que ficou famosa, do Austin Powers. Mas não tem nada a ver. Muitas palavras em várias línguas. Seria mais para um lounge. Nada que tira o ritmo desenfrenado do disco. Boa para acabar. 3 estrelas.

LA REVOLUCIÓN SEXUAL - 3,5 estrelas.

Eu gostaria de estar mais inspirado para escrever sobre esse disco, como estava com o da Madonna. Mas aqui está. Espero que seja útil para alguém, porque a mim será. :)
Talvez eu faça alguma atualização nesse post, mais pra frente.

2 comentários:

Dani Sylvestre disse...

Prometo escutar com calma, como fiz com a titia!

raffael regis disse...

triple salto mortal -
kirei no okaasan, desu ne?
(sua mãe é bonita, não é mesmo?)