quarta-feira, 7 de maio de 2008

madonna - hard candy.

Uma semana e meia depois do lançamento do novo álbum da Tia Madonna, Hard Candy, e dois posts dedicados a ela nesse blog, penso que ela merece mais um. Mais definido. Mais crítico. Mais especializado no material. As duas semanas que fiquei ouvindo o disquinho (duas, porque vazou na internet antes do dia que estava na loja) foram bem conclusivas sobre o que eu finalmente achei do disco.
Uma frase de três palavras resume o que eu acho da (quase) cinquentona: Madonna é foda!
O adjetivo pode ser empregado em vários sentidos.
Muitos textos que li fazem críticas de cada música. E é o que eu farei. Depois de cada review, tem a nota atribuída a cada canção no meu Itunes.

CANDY SHOP - Eu tenho uma tendência a não gostar da primeira música de discos. Isso passou o FutureSex/Love Sounds do Justin Timberlake, com o La Revolución Sexual d'La Casa Azul, ou mesmo Confessions On A Dance Floor, dela... enfim, com muitos discos. Mas o que aconteceu depois, é que eu decidi ouvir mais as escolhidas para abrir esses álbuns e realmente acho que elas tem potencial enorme para abrir um disco. A música que dá título ao CD do Justino (e a número 1) é dançante e tem aqueles agudinhos charmosos da voz do cantor. La Nueva Yma Sumac (canção d'La Casa Azul) invoca para todo o clima feliz e lúdico do álbum (com sonzinhos de videogame). Voltando a Madonna (amo "Hung Up" hoje): acho que é uma faixa muito boa para abrir o álbum, porque já mostra toda a direção que o álbum vai seguir (algo que ela mesma disse em várias entrevistas). Tem uns tons na música que dificilmente ela vai conseguir chegar ao vivo, quando computadores não são capazes de arrumar a voz na hora. Mas o que importa é que ela chama pra loja de doces, onde tem coisas boas e ruins. 2 estrelas.

4 MINUTES - Assim como o álbum, eu ouvi a primeira vez e me decepcionou, esperando um dueto incrível dos meus cantores pop favoritos. A letra é bem besta. A batida é meio obscura e nada feliz. Mas mesmo assim, gruda na cabeça como chiclete (e não falo em tom pejorativo). Cola na mente por simplesmente ser Madonna e ela estar linda no clipe. Uma coisa que me irrita profundamente, é o fato da música denominada "4 Minutes" estar entre duas intervenções do Timbaland, é ruim de ouvir (porque o "I'm out of town and I only got 4 minutes..." do começo dura anos) e ruim de mixar com qualquer outra música, seja antes ou depois. Tick tock tick tock tick tock. 3 estrelas.

GIVE IT 2 ME - Definitivamente a melhor música do disco. Uma batida alegre que não deixa parar e Madonna pede pra que não façam isso, porque ela quer seguir e seguir e seguir. Um dos recursos que eu mais gosto em certas músicas é quando a música pára o ritmo e fica devagar e aos poucos vai voltando até voltar ao refrão bombando. E aqui acontece isso e toda vez que eu ouço, tenho vontade de explodir de felicidade. 5 estrelas.

HEARTBEAT - Batidas do coração no começo, bem redundante (e aposto que se for single e o clipe sair, começará com um plano do órgao humano). E é claro que para ela, se uma música que ela co-escreve tem esse nome, teria que ter esse som. Aqui tem mais agudos que ao vivo serão um desastre. É uma letra bonitinha, mas nada de mais. Mas já começa a mostrar o batidão que virá numa das músicas a seguir. 3 estrelas.

MILES AWAY - Antes do disco vazar, saiu uma estrevista dela em uma tevê japonesa e essa música ao fundo. Eu gostei quando ouvi. As vezes, eu me encanto por uma música pelo nome, e "milhas de distância" tem muito a ver comigo no momento. Tem um momento da letra que eu gosto muito, quando ela diz: "eu acabo de acordar de um sonho louco, você não pode imaginar as coisas que lá estavam, eu olhei no espelho e eu vi seu rosto, olhou através de mim, você está a milhas de distância". Para mim, essa é para todos aqueles que ficaram no Brasil. De qualquer jeito, é grudenta e gostosa como nenhuma outra. 4 estrelas.

SHE'S NOT ME - Muito fácil de saber o que ela canta nessa música só pelo título. Madonna sendo a leonina que é. Ninguém é como ela. Há muitas mudanças de instrumental e isso me encanta. Mas o que eu mais gosto são as cordas que (não sou expert pra saber se é esse termo, mas lá vai:) têm uma vertigenzinha. E tem a voz do Pharrel ali pra marcar território, até que vem uma parte bem "Hung Up", que a música para e o volume vai aumentando e volta tudo de novo (não como "Give It 2 Me", mais como a outra faixa mesmo). 4 estrelas.

INCREDIBLE - E o batidão vem nessa faixa! Que também é do Pharrel e de novo, tem muitas mudanças no instrumental e refrões e pontes e estribilhos e versos. Ele canta e ainda manda os "Uh"s no final da música, o que, pra mim é um pouco brega. Mas ok. 4 estrelas.

BEAT GOES ON - Hoje todo mundo sabe que essa num tem nada a ver com a que vazou no ano passado. A única coisa que ficou foi o mesmo refrão e só. Foi essa canção que me deu a vontade de escrever aqui sobre o cd. Uma letra que fala entre outras coisas de um tema recorrente de Madonna (o tempo). A parte que mais me deixa feliz é "diga o que você gosta, faça o que sente, você não é exatamente quem você é, a hora é essa, você tem que decidir, Pharrel faz o backing vocal de novo com seus "Beep Beep"s sensíveis. Kanye West faz um rapzinho no final, bem no estilinho hip hop que o cd está destinado. A batida continua e não há como ficar parado.

DANCE 2NIGHT - Mais um dueto com Justin. Mais uma vez daí poderia ter saído cachorro de raça fina, saiu um vira-lata misturado com pastor alemão. Prometia mais. Começa com um riff de baixo bom, mas nada do que seria se misturassem "SexyBack" com "Jump". 3 estrelas.

SPANISH LESSON - A faixa bizarra. Porque todo disco dela tem uma. Ray of Light - "Shanti/Ashtangi". American Life - "I'm So Stupid". Confessions On A Dance Floor - "Isaac". Algumas se salvam, mas essa aqui não. Uma letra sem pé nem cabeça que se propõe a traduzir frases em espanhol para o inglês, e as vezes nem traduz direito. Tudo bem, pode ser licença poética... mas alguém que coloca uma batida de coração numa faixa que chama "Heartbeat" num te deixa entender que faz essas licenças. Ao contrário da última faixa... (que eu comento daqui a pouco). 1 estrela.

DEVIL WOULDN'T RECOGNIZE YOU - Li num blog que a pessoa adorava esse título. Eu também gosto. É uma balada boa que Madonna fala que o diabo não te reconheceria, mas ela sim. Me falaram que tem barulho de chuva a la "Cry Me A River", mas nunca ouvi. Justin faz backing vocal. Não tenho muito o que comentar sobre essa, meio que passou batido. 3 estrelas.

VOICES - As vezes, músicas me evocam cores sobre elas. E essa é meio escura. E assim como no American Life, que eu nunca ouvia "Easy Ride", depois de um tempo fui ouvir e gostar, tenho certeza que mais pra frente vai me fazer algum sentido, essa canção. Hoje não me diz nada. Então, o cd acaba com uma música que eu vou ouvir ainda mais pra saber minha opinião (assim como a primeira). O que eu ia falar sobre essa (quando falei ali de "Spanish Lesson") é que aqui ela usa um recurso muito bom pra terminar o disco e não tem nada de redundância, e sou ousado ao dizer que é poético (sim, ela pode ser uma poetisa, vá!). A audição de Hard Candy termina com sinos. 2 estrelas.

HARD CANDY - 3 estrelas.

Fica claro de quem é a produção (ou de Pharrel ou de Timbaland/Justin) de cada faixa e infelizmente, eles não mostram nada de novo. Como disse antes, não é nenhum Confessions On A Dance Floor, mas no geral é um disco para não ficar parado. E alguém pede mais da Rainha do Pop?

6 comentários:

Maria Renata disse...

ah, eu ainda num ouvi. e só vou ler seu post qdo escutar e tirar minhas próprias concRusões!
beijos!

Dani Sylvestre disse...

Amei o baixo da introdução de "Dance 2Night"

Dani Sylvestre disse...

Melhor música do cd: "Give it 2 to me"

Mto boa!

Dani Sylvestre disse...

Os vocais de "Incredible" me lembraram uma Madonna de "Like a Virgen"!

Dani Sylvestre disse...

Sim, vc está "Miles Away". Eu achei ela boa de dançar juntinho com um bofe.

Dani Sylvestre disse...

Adorei escutar o cd guiada por vc!

Meu álbum predileto ainda é o "Erotica".