segunda-feira, 5 de maio de 2008

imagens do inconsciente.

Em 1722, o escritor norueguês Ludvig Holberg escreveu a comédia "Jeppe da Montanha". Conta a história de Jeppe, que dormiu na sarjeta e acordou na cama do barão. Então, pensou que havia sonhado que era apenas um camponês. Logo, quando volta a dormir, o levam de novo à sarjeta onde desperta-se. Então, crê que sonhou que tinha dormido na cama do barão.

Hoje eu tive um daqueles sonhos que são muito reais. Aqueles que você acorda e até se assusta das coisas não estarem do jeito que seu inconsciente te mostrou quando dormia.

A primeira vez que eu li "Blecaute", do Marcelo Rubens Paiva, eu terminei na casa de uma amiga, sozinho no quarto, enquanto todas as pessoas estavam na sala. O livro conta a história de uma cidade que parou e três jovens têm a cidade para eles. Quando eu saí do quarto e vi toda aquela gente dançando e fazendo barulhos, me perguntei: não estavam todos eles parados?

Eu não sei o porquê de ter escrito sobre o livro num post sobre sonhos. Mas o fato de ter sonhado algo tão real, me fez lembrar desse caso.
Dentre o que se passou no meu sonho, havia o fato dos caras me chamarem para discotecar na minha balada preferida daqui. Eu acordei e era mentira. Xingo eles ou xingo o sonho?

Nenhum comentário: