terça-feira, 11 de novembro de 2008

embate.

Eu tenho poucos problemas com o cinema, em geral. Eu gosto de tudo, desde cinema alternativo, cult, até o americano, não é segredo pra ninguém. Porém, uma das coisas que sou contra é adaptações literárias. Quando um filme foi roteirizado a partir de um livro. Quem leu, vai ver; mas quem viu não vai ler.

Eu digo isso, até por mim mesmo, afinal estou me deliciando com as letras de José Saramago em "Ensaio Sobre A Cegueira". E com certeza, se eu não estivesse lendo e visse o filme, depois, nada de passar os olhos por suas palavras. Afinal, toda a imaginação que eu poderia ter, já está impressa na tela.

As vezes, digo, há casos que realmente é melhor que esteja tudo filmado e mostrado à frente dos olhos, vide a trilogia "O Senhor dos Anéis", de Peter Jackson. Está claro que ler os livros é um porre e ver os filmes é divertido. Ou quando geram bons filmes, como "Onde os Fracos Não Têm Vez", dos Irmãos Coen.

Tudo bem, tudo bem, eu não sou contra, de verdade. Era só pra fazer polêmica. Mas acho que todo mundo deveria ler o livro antes de ver o filme, seja lá qual for. Assim, o mundo teria mais imaginação.

Nenhum comentário: