sexta-feira, 27 de junho de 2008

taniko.

Minha contabilidade de quantas apresentações eu vi d'"Os Sertões", do Teatro Oficina.
A Terra - 15 vezes.
O Homem I - 30 apresentações.
O Homem II - 10.
A Luta I - 2 ensaios
A Luta II - 1/2 peça.

Hoje, no site da UOL Diversão e Arte, tem um link pra um album de fotos da nova peça do Oficina, "Taniko", que homenageia o centenário da imigração japonesa ao Brasil. Abri, porque, além de outro dia ter visto fotografias de outra obra de Zé Celso Martinez Correa, "Vento Forte Para Pagapagaio Subir", eu gosto de ter esse sentimento de nostalgia, afinal, esse Teat(r)o me traz recordações fortes, sejam boas ou más.
Por um lado, ter visto a adaptação de Euclides da Cunha 57,5 vezes me fez crescer como pessoa, como ator e também não ter preconceitos com (praticamente) nada.
Por outro, me faz ter uma visão crítica acerca das escolhas do diretor e também de toda sua obra, já que não sinto a necessidade de ver "Taniko", porque as fotos me mostraram que é mais do mesmo. Claro que, se eu estivesse em São Paulo agora, eu iria assistir, porém não é uma coisa que eu me arrependa de não viver. Afinal, eu já provei todas as ondas (/A Terra) mais de cinquenta vezes e meia... o que as vezes me parece passar do ponto e isso pode ser percebido com meu auge na segunda parte e depois o decrescente em relação às peças seguintes.

Escrevi tudo isso e fui procurar quantas 6 horas de duração tinha a peça, quando me deparei com uma crítica do Sérgio Salvia Coelho (que já foi meu professor no Célia Helena e - diga-se de passagem - acho que num ia com minha cara, só porque eu dei um tapa na cara dele, num exercício de classe) falando da nova empreitada do Oficina. Bem, "Os Sertões" era tão grande, juntando tudo dava 30 horas de espetáculo, que o que o Sérgio escreve sobre "Taniko" se encaixa como análise de algum momento da saga anterior.
Então, continuo achando que novidade aí, não há.
Aliás, um dos preconceitos que o Zé Celso criou em mim é que teatro com mais de 1 hora de duração, não merece respeito. Assim que eu acho que ele sacou e... "Taniko" tem 60 minutos. Não, não... escrevi certo: mi nu tos.

Um comentário:

Carolina Molina disse...

Hahaha..
Adorei!

Céus, eu me lembro o quanto vc falava de "Os Sertões" e você ia toda semana, era como ir à igreja.
Onde está o Chico no domingo? No Oficina, claro. Ele é fiel!

Mas enfim, eu sempre pensei tudo isso a respeito da forma como o Zé Celso conduzia suas peças, mas eu não entendo necas de teatro, ainda mais perto de você.
Peça de teatro não pode ter mais de 1 hora (deveria ser previsto em lei).

Que saudade!