domingo, 8 de fevereiro de 2009

respeito.

Uma vez, eu escrevi um texto dizendo que eu, como ser humano, mudei depois de morar na Europa. Não digo para bem ou para o mal, ou com um ar de prepotência, mas meu respeito pelo outro se modificou.

O filme "A Troca" ("Changeling", no original) não fala só sobre a luta de uma mãe, interpretada corretamente por Angelina Jolie, em encontrar seu filho. Ele mostra o quanto o homem pode ser falho, pode ser intolerante, pode não respeitar o próximo à favor de seus benefícios.

E o fato de eu ter me transformado, no que considero ser um jovem mais consciente do "cada um no seu cada um" (como minha mãe sempre diz), me fez sentir nojo nos personagens retratados no filme de Clint Eastwood. Diretor que me supreende, já que sempre o julguei conservador, fazendo películas não só sobre patriotismo ou "american way of life" ou westerns, quando se mostra sensível ao guiar suas musas e compor uma trilha sonora que sussurra aos seus protagonistas a tristeza e, ao mesmo tempo, esperança.

Eu tenho esperança. Espero que um dia todos aqueles meninos que me chamavam de "viado" no colégio percebam um grande trauma que eles me provocaram, e transmitem a seus filhos uma educação diferente. Espero que todas aquelas pessoas que sujavam as ruas com os flyers que eu lhes dava em Madri, notem, em uma próxima vez, a lixeira que fica dois passos à frente. Espero que eu possa voltar pro Brasil e seja um pouquinho melhor de quando eu o deixei.

Se um dia eu tiver um filho, algo que está nos meus planos futuros, a única coisa que eu vou ensinar, decida ele ser jogador de futebol, físico ou artista plástico, é ter respeito.

Respeito.

2 comentários:

Clark disse...

eu nunca te chamei de viado no colégio. apesar de andar com a turminha q te chamava, confesso.

mas eu nunca chamei.

aliás, vc eu eu fazíamos uma dupla perfeita no improviso da CDT.

Yeees.

Dani Sylvestre disse...

Tomara que seu sonho se realize! É incrivel como o mundo anda cada vez mais mau educado!

Ah! Tem mais um selinho para vc no meu blog. me fizeram passar para 15 pessoas... Se não quiser, não precisa!