segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

estrelas.

Acho que eu nunca expressei aqui o quanto eu gosto da franquia "Star Wars" e como ela é importante para a história (minha e) do cinema, como blockbuster, a revolução dos efeitos visuais e da utilização do filme como veículo para contar uma história que existe não só na tela. E podem acreditar, todos os defensores da maior arrecadação de todos os tempos que atende pelo nome de "Avatar", se não fosse pela saga de George Lucas, os gigantes azuis do planeta Pandora nem existiriam.

Lembro de assistir ao três primeiros episódios quando ainda era adolescente, antes mesmo do número 1 (ou "A Ameaça Fantasma") estreiar. E quando este já estava nas salas, 4 vezes eu fui. Naquela época, eu lia críticas e não entendia porque as pessoas achavam o filme tão ruim. Hoje, eu vejo grandes problemas de roteiro, um personagem que ficou marcado como o mais chato de todos, um vilão fraco e um atorzinho que interpreta Anakin Skywalker quando criança muito mal. Mas mesmo assim, a magia está ali. E pudemos conhecer planetas tão lindos e deslumbrantes vindos direto da imaginação do Sr. Lucas, como Coruscant e Naboo.

O segundo episódio ("Ataque dos Clones") veio e não me lembro se esperava ansiosamente. Acredito que não, pelo fato de não estar na minha memória. Um longa mediano, apresentando o já um pouco mais velho Obi Wan de Ewan McGregor, com um mullet horrendo, porém nos mostrando pela primeira vez o grande Jedi que é Yoda.

E aí veio o terceiro. "A Vingança dos Sith". E ái que minha paixão pelos 6 filmes estava completa. Que espetáculo visual! Ainda sabendo que o grande triunfo final seria do lado negro da Força e veríamos ali o surgimento do maior vilão do cinema. Assisti a esse numa sala ali no Kinoplex, numa pré-estréia fechada da Fox, onde a distribuidora abriu todas as salas para seus convidados passando o filme, alguns dias antes da estréia oficial. Um túnel negro levava até a entrada e se ouvia a respiração do pai de Luke e Leia. Muita gente fantasiada. Direção de arte impecável. Sir Ian McDiarmid retornando ao papel maravilhosamente bem do Imperador. A grande luta entre o mestre e o aprendiz. Estrela da Morte... ah! E a grande cena de arrepiar surpreendentemente bem dirigida por George Lucas: a aniquilação de todos os Jedis.

No meu computador, tenho a trilha sonora de todos eles, e me sinto tão bem ouvindo essas músicas, me remetem a um sonho de ir para outro lugar e me trazem a nostalgia daquele tempo que eu podia ver pela primeira vez um filme com a marca "Guerra nas Estrelas". John Williams é foda, com apenas umas notas, ele me consegue levar para outra galáxia.

Eu muito tenho a falar sobre essa franquia. Demasiadas vezes discuti com amigos muitos detalhes, como por exemplo, a ordem de preferência dos 6 filmes (a minha é: "O Império Contra-Ataca", "Uma Nova Esperança", "A Vingança dos Sith", "O Retorno de Jedi", "Ataque dos Clones" e "A Ameaça Fantasma"). Ou então, o fatos dos nomes seguirem um padrão que talvez seja só uma coincidência, entre o primeiro, segundo e terceiro de cada trilogia.

Agora, eu quero ir a um concerto que aqui vai se realizar dedicado à toda a saga, tocando suas músicas compostas pelo já citado John Williams, com imagens no telão e narração de Anthony Daniels (o C-3PO). Na exposição com objetos originais, maquetes e figurinos, eu já fui. E estou, então, procurando companhia para o espetáculo musical. Vamos ver se encontra alguém mais nerd/geek que eu.

Aqui vos deixo com uma das músicas do terceiro episódio que mais me traz recordações boas:

Um comentário:

Dani Sylvestre disse...

Bonitão, que saudade!

Está de pé (no velho) minha hospedagem em Maio?

Qual o endereço do seu site, com os trabalhos gráficos?

Bjos