domingo, 15 de março de 2009

truffaut.

Outro dia, quis descobrir onde estava enterrado o meu cineasta preferido e ídolo e xará François Truffaut. Procurei na Wikipedia e vi fotos de seu túmulo, no Flickr, que fica no Cemitério de Montmartre.

Decidi ir até lá, querendo visitar todo o local, já que há outros nomes como Stendhal, Alexandre Dumas e Émile Zola (seus restos foram levados para o Pantheon) dividindo a mesma terra com o diretor francês.

Desde o primeiro segundo que vi a placa de mármore com a simples inscrição "François Truffaut 1932 - 1984", me bateu uma tristeza de ter ali a prova física de que a morte dele por um tumor no cérebro foi real. E não pude sair da frente ou de perto do que foi seu último destino. Ficou uma infelicidade que me fez lacrimejar...

A minha felicidade virá essa noite, quando eu revir "Os Incompreendidos", que faz 50 anos de lançamento esse ano.

2 comentários:

Dani Sylvestre disse...

Nunca entendi direito essa coisa de ir passear em cemitérios. Acho tão triste, que nem gosto de olhar. Uma vez o Rô perguntou se era medo. Disse que sim, de ver a tristesa alheia...

Clark disse...

não tenho qi suficiente pra comentar esse post. nem sei quem é esse "trufô".

passo.